Avaliações GEPAFUT (1° Semestre 2016)
O Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Futebol (GEPAFUT-UEM) realizou ao fim do primeiro semestre de treinamentos de 2016, o processo de avaliação dos jogadores participantes do Centro Regional de Formação em Futebol (CERFUT/UEM) nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 coordenado pelo professor do Departamento de Educação Física da UEM Ms. Leandro Rechenchosky.
O processo consistiu em três etapas, sendo estas formadas por testes antropométricos, psicológicos, de desempenho físico, habilidades técnicas e conhecimento tático.
1) Motivação, Ansiedade e Conhecimento Tático Declarativo.
Na primeira etapa foram aplicados dois testes psicológicos sob orientação do Prof. Dr. Patrik Felipe Nazario, sendo estes: Teste de Ansiedade Estado (CSAI-2); Escala de Motivação para o Esporte (SMS-2). Os jogadores também foram submetidos a avaliação tática a partir da realização do teste de Conhecimento Tático Declarativo no Futebol, validado por Mangas (1999).
2) Antropometria e Plataforma de Força.
Nesta etapa foram realizadas medições antropométricas referentes a estatura, massa corporal, altura tronco-cefálica e dobras cutâneas. Além disso, os jogadores foram avaliados com relação a força de membros inferiores a partir da execução dos saltos Counter-Movement Jump (CMJ) e Squat Jump (SJ) realizados na plataforma de força disponibilizada pelo Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor (LABICOM/UEM), sob coordenação do professor Dr. Pedro Paulo Deprá.
3) Habilidades Técnicas, Agilidade, Resistência e Velocidade.
Na última etapa foi aplicada a bateria de testes específicos de Habilidades e Destrezas Globais no Futebol proposta por Mor-Christian (1979). Nesta os jogadores são avaliados com relação ao desempenho na execução dos fundamentos Drible, Chute e Passe. A agilidade foi avaliada por meio da aplicação do teste Shuttle Run com Bola. A avaliação da resistência dos jogadores consistiu na aplicação do teste Yo-Yo Intermittent Recovery Test – Level 1, que disponibiliza resultados referentes ao desempenho aeróbio dos praticantes. Por fim, foi aplicado o teste de velocidade de 30 metros, sob orientação do Prof. Ms. Vitor Hugo Ramos Machado.
Os resultados obtidos a partir das avaliações serão analisados e convertidos em um relatório de desempenho que será disponibilizado para os técnicos e responsáveis, proporcionando assim o acompanhamento da evolução individual dos jogadores ao longo do processo de treinamento.