Avaliações Maringá/IAS/UEM (1° Semestre 2018)
- Vanessa Menegassi
- 29 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
O Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Futebol (GEPAFUT/UEM) e a equipe técnica do Instituto Alex Santos (IAS) realizaram hoje a primeira etapa de avaliações das equipes Sub-15 e Sub-17 do Maringá/IAS/UEM. As equipes estão em pré temporada e iniciarão as competições do Campeonato Paranaense na segunda quinzena de Abril. Neste primeiro momento foram avaliados indicadores do desempenho físico dos jogadores, incluindo testes de velocidade, agilidade, resistência e força. Também foram avaliadas as características antropométricas, maturacionais e a composição corporal dos jogadores. Cerca de 60 atletas passaram pelas avaliações totalizando mais de 300 testes realizados. As atividades foram coordenadas pelo professor do Departamento de Educação Física da UEM Ms. Leandro Rechenchosky e pela acadêmica de mestrado Vanessa Menegassi.

Antropometria
Foram realizadas medições antropométricas referentes a estatura, massa corporal, altura tronco-cefálica e dobras cutâneas. Por meio destas características é possível estimar o percentual de gordura corpora (%GC) e o estágio maturacional dos jogadores.
Força de Membros Inferiores
Os jogadores foram avaliados com relação a força de membros inferiores a partir da execução dos saltos Counter-Movement Jump (CMJ) e Squat Jump (SJ) em um tapete de contato. Os testes foram coordenados pelo Prof. Ms. Vitor Hugo Ramos Machado (UNIPAR).
Agilidade e Velocidade
A agilidade foi avaliada a partir da execução do teste Shuttle Run com bola. Os jogadores também desempenharam o teste de Sprint em 10 metros e 30 metros, para estes foram utilizadas fotocélulas esportivas.
Resistência
Por fim, a avaliação da resistência dos jogadores consistiu na aplicação do teste Yo-Yo Intermittent Recovery Test – Level 1, que disponibiliza resultados referentes ao desempenho aeróbio dos atletas.
Os resultados obtidos a partir das avaliações serão analisados e convertidos em um relatório de desempenho que será disponibilizado para os atletas e comissão técnica, proporcionando assim o acompanhamento da evolução individual e coletiva dos jogadores ao longo do processo de treinamento esportivo.
