Ciência Sem Fronteiras e Estágio em Clube Italiano
- Vanessa Menegassi
- 28 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
O acadêmico Matheus de Oliveira Jaime (lattes), terceiro ano de graduação em Educação Física - UEM, membro do GEPAFUT e ex-bolsista de extensão do CERFUT está atualmente realizando um intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras – CAPES (edital 183) na Universidade de Pisa - Itália.
Matheus de Oliveira Jaime
Graduação Sanduíche
A Universidade de Pisa foi fundada em 3 de setembro de 1343, sendo uma das mais antigas do mundo. O curso que está sendo realizado pelo acadêmico recebe o nome de Ciência da Motricidade.
Matheus - "As matérias são diferentes das que haviam na UEM, visto que aqui possuem um enfoque muito grande em disciplinas da área de medicina e saúde. Estou tendo dificuldades com a diferença dos conteúdos estudados e com a grande diferença de didática de aulas e metodologia de estudos, porém, nada que não possa ser superado."
Ainda sobre o curso:
Matheus - "Apesar da maior parte das disciplinas serem da área médica, a matéria com mais créditos que cumprirei é Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo. Disciplina esta, subdividida entre quatro professores, sendo um deles o Dr. Simone Casarosa."
Simone Casarosa é Doutor em Ciência da Motricidade e formado também em Fisioterapia. Já trabalhou como Preparador Físico dos clubes: Lazio, Perugia e atualmente Pisa.
Estágio no Pisa Calcio
Interessado em buscar mais experiência na área do Treinamento Esportivo, específicamente no futebol, o acadêmico entrou em contato com o Dr. Casarosa:
Matheus - "Quando o procurei para pedir para ser tutelado, ele aceitou de prontidão e já pensamos em um local que trabalhasse no âmbito profissional, no qual eu tivesse a oportunidade de estagiar com profissionais estudiosos, atualizados no conhecimento e que seguem uma linha de estudos e aplicação de metodologias de treinamentos no futebol. Foi assim que Simone chegou ao nome do Pisa Calcio 1909, mais precisamente da categoria Sub-15 do clube, onde os profissionais seguem este perfil acima descrito."
A comissão técnica da categoria sub 15 é composta pelos profissionais:
Prof. Francesco Macri (Treinador)
Prof. Stefano Corsini (Assistente Técnico)
Prof. Alessio Orsini (Preparador Físico)
Todos são formados em Ciência da Motricidade e já trabalharam no clube de futebol Empoli sendo que o treinador também já trabalhou no Siena.
Matheus - "Apesar de preferir a atuação prática, o estágio na Itália funciona muito mais através de observações e tenho de respeitar o modelo italiano de ensino. Contudo, o estágio tem sido muito enriquecedor pois os profissionais são solícitos em me passar o conhecimento e em ajudar a compreender os treinamentos, conceitos e a metodologia de trabalho aplicada por eles."
O Sub-15 do Pisa Calcio 1909 ocupa no momento a 5° posiçao do Campeonato Nacional.
Para mais informações sobre a experiência entre em contato pelo e-mail: matheus.o.jaime@gmail.com