Relato de treinamento: Empoli FC (Itália)
O acadêmico Matheus de Oliveira Jaime (lattes), intercambista pelo programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Pisa - Itália (confira mais) disponibilizou para nós um relato do treinamento da equipe italiana Empoli FC, que foi acompanhado por ele semana passada. Confira a sessão completa a seguir:
RELATO
Na quinta-feira, dia 14/01/16, tive a oportunidade de assistir a sessão de treinamento do Empoli FC, orientada por Marco Giampaolo. O Empoli, no momento atual, ocupa a sétima posição no Campeonato Italiano da Série A e luta pela vaga na próxima Europa League. A sessão foi realizada 4 dias após o ultimo jogo (vitória contra o Torino, por 1x0) e a 3 dias do próximo jogo (contra o Chievo).
1- Os 20 minutos iniciais foram destinados aos preparadores físicos que realizaram 10 minutos de alongamento e 10 minutos de aquecimento.
*Atividade de troca de passes velozes com apenas um toque e movimetação.
2- 10 x 8 – Em campo reduzido, a equipe em superioridade deveria manter a posse da bola o máximo possível e trocar 10 passes, antes de poder tentar o tiro em porta, enquanto a equipe em inferioridade deveria ser agressiva na marcação e quando roubassem a bola, deveriam ser rápidos e diretos para tentar o tiro em porta. Foi sempre destacado por Giampaolo a necessidade de encontrar a linha de passe e não mais de dois toques na bola. Duraçao de 15', com troca entre as equipes de 3 em 3 minutos.
3- GR + 10 x 9 – Em campo um pouco mais largo, foi mantido o mesmo objetivo da primeira atividade, equipe em superioridade deveria manter a posse de bola e trocar 20 passes, e a equipe em inferioridade numérica deveria ser agressiva na marcação e rápida e direta para finalizar em porta, agora com um goleiro. As 4 portas laterais foram substituídas por 2 balizas centrais. Foi sempre destacado por Giampaolo a necessidade de alargar o jogo, encontrar a linha de passe e não mais de dois toques na bola. Duraçao de 20', com troca entre as equipes de 3 em 3 minutos.
4- GR + 9 x 9 + GR – Jogo situacional a meio campo (largo e curto), foi sempre enfatizado por Giampolo, para alargar o campo de jogo, encontrar a linha de passe, não mais de 2 toques na bola, manter a posse. Duraçao de 25’.
5- Ao final, 1h e 20' de intensa atividade sob forte chuva e temperatura de 4° graus.
Destaque também, para a presença do Drone que filma todas as atividades de um ângulo privilegiado. Ideia implementada pelo antigo treinador, Maurizio Sarri, hoje no líder Napoli, e mantida pelo atual treinador, Marco Giampaolo.
Para mais informações sobre a experiência entre em contato pelo
e-mail: matheus.o.jaime@gmail.com
Comments