top of page

Artigo Publicado: "RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE LIDERANÇA DO TREINADOR E A MOTIVAÇÃO EM JOVENS JOG

O GEPAFUT fechou o ano de 2016 com a publicação do estudo "RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE LIDERANÇA DO TREINADOR E A MOTIVAÇÃO EM JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL", fruto do trabalho de conclusão de curso do prof. Guilherme Schnaider.

O artigo publicado na última edição da revista PENSAR A PRÁTICA (v. 19, n. 4, 2016) analisou a relação entre o estilo de liderança do treinador e a motivação de jovens futebolistas. Participaram do estudo 99 jogadores da cidade de Maringá-PR sendo utilizados como instrumentos de avaliação a Escala de Motivação para o Esporte (SMS) e a Escala de Liderança no Desporto (ELD).

Título: RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE LIDERANÇA DO TREINADOR E A MOTIVAÇÃO EM JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL.

Autores: Guilherme Britto Schnaider, Paulo Henrique Borges, Guilherme Alexandre Borean Borghi, Marcos Aurélio de Oliveira Magossi, José Ricardo Oliveira, Wilson Rinaldi.

Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a relação entre o estilo de liderança do treinador e a motivação de jovens futebolistas. A amostra foi composta por 99 futebolistas da cidade de Maringá-PR. Foi aplicada a Escala de Motivação para o Esporte (SMS) e a Escala de Liderança no Desporto (ELD). Para análise dos dados foi empregado o teste U-Mann Whitney e o Teste Correlação de Spearman (p<0,05). Os resultados indicaram que os atletas de ambas categorias estudadas são motivados intrinsecamente (Md= 5,75), percebem o treinador classificado na categoria reforço (Md= 4,20) e o suporte-social correlacionou-se com a motivação intrínseca (r=0,25). Conclui-se que os atletas analisados possuem motivação própria para praticar esportiva e que o treinador reforça positivamente o atleta.



bottom of page