Avaliações Maringá/IAS/UEM (2° Semestre 2018)
- Vanessa Menegassi
- 17 de out. de 2018
- 2 min de leitura
O Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Futebol (GEPAFUT) realizou a segunda etapa de avaliações das equipes Sub-15 e Sub-17 do Maringá/IAS/UEM. As equipes estão atualmente competindo a segunda fase do Campeonato Paranaense. Foram avaliados indicadores do desempenho físico, técnico e tático dos jogadores. Na dimensão física foram realizado testes de velocidade, agilidade e força, além da verificação das características antropométricas, maturacionais e a composição corporal dos jogadores. Na dimensão técnica-tática foram realizados jogos reduzidos nos modelos GR6-6GR (seis contra seis mais goleiros) e GR3-3GR (três contra três mais goleiros) para avaliação individual e coletiva da frequência e eficiência de princípios táticos e ações técnicas. Cerca de 70 atletas passaram pelas avaliações que duraram 3 semanas. As atividades foram coordenadas pelo professor do Departamento de Educação Física da UEM Me. Leandro Rechenchosky, pela acadêmica de doutorado Ma. Vanessa Menegassi e pelo acadêmico de mestrado Matheus de Oliveira Jaime.

Antropometria
Foram realizadas medições antropométricas referentes a estatura, massa corporal, altura tronco-cefálica e dobras cutâneas. Por meio destas características é possível estimar o percentual de gordura corpora (%GC) e o estágio maturacional dos jogadores.
Força de Membros Inferiores
Os jogadores foram avaliados com relação a força de membros inferiores a partir da execução dos saltos Counter-Movement Jump (CMJ) e Squat Jump (SJ) em uma placa de contato.
Agilidade e Velocidade
A agilidade foi avaliada a partir da execução do teste Shuttle Run com bola. Os jogadores também desempenharam o teste de Sprint 30 metros.
Jogos Reduzidos
Todos os atletas realizaram dois jogos reduzidos (GR3-3GR e GR6-6GR) compostos por dois tempos de 4 minutos e intervalo de 2 minutos. Os jogos foram gravados para posterior análise observacional do desempenho técnico-tático.
Os resultados obtidos a partir das avaliações serão analisados e convertidos em um relatório de desempenho que será disponibilizado para os atletas e comissão técnica. Além disso, as informações serão confrontadas com as avaliações do primeiro semestre, proporcionando assim o acompanhamento da evolução individual e coletiva dos jogadores ao longo do processo de treinamento esportivo.

Equipe GEPAFUT